O que você precisa saber sobre melasma

04/06/2019

O que você precisa saber sobre melasma

Ícone Iônica

Escrito por
IÔNICA

O que é melasma?

O melasma é uma hiperpigmentação provocada pela alta concentração de melanina em certos pontos da pele, causando manchas amarronzadas, principalmente no rosto, no pescoço e no colo.

 

Quais os tipos de melasma?

Determinar o tipo de mancha é fundamental para a eficiência do tratamento, e as manchas podem ser classificadas como:

– Epidérmica, quando estão na camada mais superficial;

– Dérmica, quando ocorrem na derme, uma camada mais profunda que a epiderme;

– Mista, quando acontecem na epiderme e na derme.

 

Quais as causas do melasma?

A idade, o gênero e o tipo de pele podem ser fatores determinantes para o surgimento das manchas.  Mulheres entre 25 e 40 anos são as que mais sofrem com melasma, e as manchas são mais comuns entre asiáticos, latinos e pessoas de pele morena a negra.

A exposição à luz ultravioleta – por muito tempo e/ou sem filtro de proteção UVA e UVB – é uma das principais causas de manchas na pele, assim como desequilíbrios hormonais e fator genético.

A gravidez também pode favorecer o aparecimento de melasma, pois a progesterona e outros hormônios produzidos pela placenta estimulam a produção de melanina, atingindo 70% das gestantes com predisposição à hiperpigmentação da pele.

Há, ainda, outros tipos de manchas pele que podem ser confundidas com melasma, o que dificulta diagnóstico e, consequentemente, o tratamento.

 

Quais os tratamentos conta o melasma?

Antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental ter a orientação de um médico dermatologista. Quando feito de maneira errada, o tratamento pode ter efeito contrário e causar ainda mais dano à pele.

As etapas do tratamento consistem em clarear, estabilizar e impedir a volta da hiperpigmentação. Para isso, o uso diário de filtro com proteção solar contra raios UVA e UVB é imprescindível.

O dermatologista pode indicar o uso de cremes, peeling ou laser.

 

Melavoid™: uma revolução no tratamento de melasma

O Melavoid™ é um ativo extraído da planta Boerhaavia difusa e tem função clareadora. Age nos mecanismos iniciais da pigmentação, diminuindo a ação da enzima responsável pela produção da melanina e, por consequência, clareando as manchas existentes (superficiais ou profundas) e prevenindo o surgimento de novas.

O Melavoid™ age tanto em melasma quanto em lentigos e em manchas causadas por hiperpigmentação pós-inflamatória, atuando em manchas de tons marrom a negro (eumelanina) e em pigmentos amarelados a acastanhados (feomelanina). Reduz manchas superficiais (visíveis) e age diminuindo o acúmulo de pigmentação interna.

 

*Atenção! Antes de utilizar qualquer suplemento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.

 

melasma

Deixe seu comentário

Uma resposta para “O que você precisa saber sobre melasma”

  1. Priscila disse:

    Muito bom o artigo. Gostaria de saber o valor do Melavoid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter: