04/06/2019
Escrito por
IÔNICA
O melasma é uma hiperpigmentação provocada pela alta concentração de melanina em certos pontos da pele, causando manchas amarronzadas, principalmente no rosto, no pescoço e no colo.
Determinar o tipo de mancha é fundamental para a eficiência do tratamento, e as manchas podem ser classificadas como:
– Epidérmica, quando estão na camada mais superficial;
– Dérmica, quando ocorrem na derme, uma camada mais profunda que a epiderme;
– Mista, quando acontecem na epiderme e na derme.
A idade, o gênero e o tipo de pele podem ser fatores determinantes para o surgimento das manchas. Mulheres entre 25 e 40 anos são as que mais sofrem com melasma, e as manchas são mais comuns entre asiáticos, latinos e pessoas de pele morena a negra.
A exposição à luz ultravioleta – por muito tempo e/ou sem filtro de proteção UVA e UVB – é uma das principais causas de manchas na pele, assim como desequilíbrios hormonais e fator genético.
A gravidez também pode favorecer o aparecimento de melasma, pois a progesterona e outros hormônios produzidos pela placenta estimulam a produção de melanina, atingindo 70% das gestantes com predisposição à hiperpigmentação da pele.
Há, ainda, outros tipos de manchas pele que podem ser confundidas com melasma, o que dificulta diagnóstico e, consequentemente, o tratamento.
Antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental ter a orientação de um médico dermatologista. Quando feito de maneira errada, o tratamento pode ter efeito contrário e causar ainda mais dano à pele.
As etapas do tratamento consistem em clarear, estabilizar e impedir a volta da hiperpigmentação. Para isso, o uso diário de filtro com proteção solar contra raios UVA e UVB é imprescindível.
O dermatologista pode indicar o uso de cremes, peeling ou laser.
O Melavoid™ é um ativo extraído da planta Boerhaavia difusa e tem função clareadora. Age nos mecanismos iniciais da pigmentação, diminuindo a ação da enzima responsável pela produção da melanina e, por consequência, clareando as manchas existentes (superficiais ou profundas) e prevenindo o surgimento de novas.
O Melavoid™ age tanto em melasma quanto em lentigos e em manchas causadas por hiperpigmentação pós-inflamatória, atuando em manchas de tons marrom a negro (eumelanina) e em pigmentos amarelados a acastanhados (feomelanina). Reduz manchas superficiais (visíveis) e age diminuindo o acúmulo de pigmentação interna.
*Atenção! Antes de utilizar qualquer suplemento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.
Muito bom o artigo. Gostaria de saber o valor do Melavoid.