18/06/2019
Escrito por
IÔNICA
O uso de filtro solar com proteção contra raios ultravioleta (UVA e UVB) é indispensável para a saúde e a beleza da pele. No entanto, muita gente que usa filtro solar regularmente no verão esquece que seu uso é indispensável também no inverno, inclusive nos dias nublados e mais frios. Mesmo sem a presença constante do sol e com a intensidade mais fraca dos raios solares, a radiação está presente, e é ela quem agride a pele, causando manchas e envelhecimento precoce.
Os raios ultravioletas têm efeito cumulativo e atingem todas as camadas da pele, causando danos às células epiteliais e alguns de seus efeitos são instantâneos, como ardência e vermelhidão (nos dias de sol mais intenso e/ou após longa exposição); ou aparecem em médio prazo, como envelhecimento precoce (agravamento de rugas e linhas de expressão), manchas, dermatites e câncer de pele.
O indicado é que o fator de proteção solar seja no mínimo 30 – pessoas mais velhas e/ou com pele mais clara devem usar FPS 50. É importante que o filtro seja aplicado diariamente e reaplicado a cada duas horas, a fim de manter sua eficácia.
Como o inverno é a época preferida para a realização de outros procedimentos estéticos, como laser e peeling, é importante não descuidar da proteção e utilizar o filtro solar conforme indicação médica.
No inverno, é comum que dermatologistas indiquem fórmulas cremosas para os filtros solares. Isso acontece porque os dias mais frios exigem ainda mais cuidados quanto à hidratação da pele, e os cremes ajudam a manter o equilíbrio hídrico, o viço e a maciez.
As fórmulas de filtro solar manipuladas têm algumas vantagens com relação aos produtos tradicionais, como:
– a adequação às necessidades de cada cliente, conforme orientação médica;
– a diversidade de apresentação, que pode ser em creme, em gel ou em loção;
– a colocação ou não de fragrâncias;
– o acréscimo de outras substâncias antioxidantes, hidratantes, anti-idade.
*Atenção! Antes de utilizar qualquer suplemento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.
Deixe um comentário