28/05/2019
Escrito por
IÔNICA
A suplementação de minerais, vitaminas, aminoácidos ou outros nutrientes é, há muito tempo, usada por atletas de alto rendimento que precisam melhorar sua performance e prevenir lesões. Pessoas que praticam exercícios de forma leve a moderada também podem utilizar suplementos nutricionais. Além deste público, quem têm carência de vitaminas, minerais e outros nutrientes – seja por déficit de ingestão ou déficit de absorção do organismo – também podem receber a recomendação para utilizar suplementação.
Porém, em todos os casos, o uso deve ser indicado por um profissional da saúde, que vai determinar os tipos e as doses ideais para cada pessoa.
Desse modo, não use qualquer substância por modismo. O uso deliberado dessas substâncias pode causar lesões nos rins, fígado e até no coração. Ao ter uma fórmula indicada por um profissional, escolha sempre suplementos manipulados para atingir os resultados que deseja.
Como forma de classificar os produtos de acordo com suas funções, o Ministério da Saúde divide os suplementos em grupos. E antes de fazer uso de qualquer suplemento indicado por profissional da saúde, é fundamental conhecer esses grupos e para que serve cada uma das substâncias recomendadas.
Pré-treinos: Geralmente compostos por creatina e aminoácidos, são estimulantes e indicados para quem precisa melhorar seu rendimento nos treinos.
Termogênicos: Têm função de ativar o metabolismo, acelerando a queima de gordura.
Energéticos: Servem para fornecer energia por meio de carboidrato – como maltodextrina, dextrose – antes de treinos e competições. São bastante indicados antes ou durante provas longas. Mas atenção, se usados por pessoas que não necessitam de aporte de energia, pode causar ganho de peso.
Proteicos: Completam a ingestão proteica da dieta. A proteína é fundamental para o processo de regeneração muscular. Nesse grupo estão a whey protein (muito consumida no Brasil), a albumina, a caseína e misturas para bebidas ou barras proteicas à base de soja, de ovo ou de carne.
Compensadores: São compostos de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, recomendados para pessoas desnutridas ou para atletas com altas necessidades nutricionais devido a desgastes fisiológicos, dietas restritivas ou treinamento muito intenso.
Repositores: São as famosas bebidas esportivas isotônicas que têm a função de repor água, carboidratos e eletrólitos perdidos na prática esportiva, hidratando o organismo mais rapidamente.
Aminoácidos – Conhecidos como BCAAs, são recomendados para recuperação muscular para quem pratica esportes de longa duração.
Antioxidante – Têm a função de “limpar” o organismo, combatendo os radicais livres, que causam destruição celular, envelhecimento precoce e podem causar câncer.
Glutaminas – Ajudam o corpo a se recuperar depois da atividade física, favorecem a produção espontânea de GH (hormônio do crescimento) e agem fortalecendo o sistema imunológico.
Proteínas isoladas – Que podem vir de diversas fontes animais ou vegetais e servem para quem deseja aumentar a massa muscular e para quem precisa proteger músculos e ligamentos de lesões.
Hipercalóricos – Indicados para atletas de alta performance ou quem pratica atividades intensas e/ou de longa duração.
*Atenção! Antes de utilizar qualquer suplemento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.
Deixe um comentário