22/10/2018
Escrito por
IÔNICA
Os hormônios são substâncias produzidas pelo organismo e excretadas pelas glândulas endócrinas. Cada hormônio tem ação específica e o bom funcionamento do sistema endócrino depende das funções morfológicas, fisiológicas e bioquímicas do corpo humano, assim como as funções reprodutivas, o comportamento e o metabolismo. A melatonina é um hormônio metabólico, produzido pela glândula pineal e responsável pela regulação (latência, quantidade e qualidade) do sono.
A correria do dia a dia, a alta incidência de luz azul (de aparelhos televisores, computadores, smartphones) e o ritmo de vida contemporâneo exigem que o organismo se mantenha alerta mesmo quando deveria estar se preparando para o repouso diário.
A melatonina começa a ser produzida no entardecer e tem seu pico de produção das 23h às 3h, chegando ao mínimo de produção em torno de 8h da manhã. Muitas pessoas ainda estão despertas (seja fisicamente, seja intelectualmente ou por insônia de razão diversa) quando o hormônio atinge seu máximo, “desperdiçando” a ação do hormônio natural. Para essas pessoas, é indicada a suplementação de melatonina a fim de regular e melhorar a qualidade do sono.
A privação de sono pode causar problemas em curto prazo, como dificuldade de concentração e sonolência – que, por sua vez, podem causar acidentes; e em médio ou longo prazo, por exemplo:
– Dificuldade de aprendizado;
– Falta de memória;
– Problemas para tomar decisões;
– Depressão;
– Estresse;
– Alteração do apetite;
– Aumento de peso e obesidade;
– Diminuição da libido;
– Aumento do risco de desenvolver doenças crônicas.
A melatonina sintética ainda não é registrada na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser usada pela indústria farmacêutica, porém, o hormônio foi liberado no Brasil em 2016, podendo somente pode ser manipulado e comercializado por farmácias de manipulação. Ou seja, a melatonina não pode ser industrializada no País, e sua produção e venda deve feita de acordo com indicação médica.
Antes de utilizar qualquer suplemento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.
Na Iônica Farmácia, em Florianópolis, a melatonina pode ser manipulada em diversas apresentações: cápsulas, solução sublingual e filme oral, conforme explica a farmacêutica Leandra Zanelato, no vídeo a seguir. Confira!
*Atenção! Antes de utilizar qualquer suplemento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.
*Referência: Sleep deprivation leads to symptoms of schizophreni, Universidade de Bonn, Alemanha.
Para quem trabalha a anos durante a noite não tem o mesmo sono durante o dia esse hormônio ajuda ?
Nesse casa o eu devo tomar de manhã quando chego em casa?