Medicamentos manipulados: O que são? Como funcionam? Onde encontrar em Florianópolis?

14/11/2018

Medicamentos manipulados: O que são? Como funcionam? Onde encontrar em Florianópolis?

Ícone Iônica

Escrito por
IÔNICA

Medicamentos manipulados são produzidos na farmácia, por um farmacêutico, tendo como base fórmulas magistrais ou preparados oficinais previstos no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão também é responsável por regulamentar e supervisionar a produção e a comercialização desses medicamentos.

As fórmulas magistrais se diferenciam das oficinais pois são preparadas de acordo com uma prescrição específica, atendendo às necessidades de um único paciente, enquanto um preparado oficinal é uma fórmula não específica, feita segundo indicações da farmacopeia brasileira ou outros manuais reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Na Iônica Farmácia, em Florianópolis, os medicamentos são preparados de acordo com a prescrição do médico ou profissional da saúde responsável. As fórmulas podem ser manipuladas em diversas formas farmacêuticas, como xaropes, cápsulas, filmes orodispersíveis, pastilhas sublinguais, veículos oleosos, entre outros.

Toda matéria-prima utilizada tem laudo técnico do fabricante e o controle de qualidade dos produtos é feito por laboratórios especializados. Neste vídeo, farmacêutica da Iônica, Tatiane Zanelato fala da importância dos medicamentos manipulados para tratamentos personalizados.

Como funcionam e quais as vantagens dos medicamentos manipulados?

O médico ou profissional da saúde, após consulta e exames, prescreve uma fórmula com doses exatas que deve compor o medicamento. Este deve ser manipulado totalmente de acordo com a receita, que é obrigatória e não deve ser repassada nem reaproveitada (exceto sob orientação médica). Afinal, cada paciente tem suas próprias necessidades e uma mesma pessoa pode precisar de outras doses ou combinações para tratar a mesma doença em diferentes momentos.

Os medicamentos podem ser manipulados com os princípios ativos liberados pela Anvisa, desde que não sejam protegidos por patente.

Algumas vantagens dos medicamentos manipulados são:

Individualização do tratamento: As fórmulas industrializadas têm doses padronizadas de princípios ativos, as quais podem ser mais ou menos que o paciente realmente precisa.

Permite associar substâncias: Os princípios podem ser combinados em uma mesma forma farmacêutica, assim, o paciente pode tomar um só medicamento ao invés de dois ou mais.

Possibilidade de retirar algum ingrediente: Muitos remédios industrializados possuem corantes ou substâncias excipientes – como lactose, celulose e açúcares – que podem causar alergias ou intolerâncias. Na manipulação, esses ingredientes podem ser retirados ou substituídos.

Outras formas de apresentação: Alguns pacientes têm dificuldades em ingerir comprimidos, outros preferem géis ou cremes. Enquanto na indústria farmacêutica os remédios costumam ser apresentados em uma única forma, na manipulação de medicamentos, é possível utilizar o princípio ativo de diversas formas. Entretanto, essas definições devem ser aprovadas pelo médico ou profissional da saúde.

Menos desperdício: O médico prescreve a quantidade exata de medicamento que deve ser utilizado para o tratamento, você não precisa comprar doses a mais.

 

*Atenção! Antes de utilizar qualquer medicamento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.

medicamentos manipulados; farmácia; manipulação; Florianópolis

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter: