23/05/2019
Escrito por
IÔNICA
Probióticos são produtos (alimentos, bebidas e suplementos alimentares) à base de micro-organismos vivos que têm como função restabelecer o equilíbrio da flora intestinal. A microbiota dos intestinos é formada por bactérias responsáveis por manter o bom funcionamento dos sistemas digestivo e imunológico. Qualquer alteração na flora intestinal pode causar o descontrole no crescimento de bactérias nocivas, deixando o organismo mais suscetível a doenças. Quando isso ocorre, o consumo de probióticos costuma ser recomendado.
O equilíbrio da flora intestinal é importante para: manter a normalidade dos movimentos intestinais, melhorando a digestão e aumentando a absorção dos nutrientes; melhorar a absorção de vitaminas B e K; inibir o crescimento de micro-organismos maléficos; restaurar células de revestimento do intestino; e proteger o organismo contra agentes causadores de doenças.
O consumo de probióticos é indicado para fortalecer e/ou regenerar a microbiota intestinal, principalmente após episódios de infecção intestinal e/ou desordem estomacal, quando houver alteração brusca na dieta (em casos de viagens, por exemplo); e em casos de estresse físico ou psicológico.
– Aumentar a imunidade;
– Melhorar o funcionamento do intestino;
– Auxiliar no combate à obesidade;
– Melhorar a saúde bucal;
– Auxiliar no tratamento de candidíase e outros problemas ginecológicos;
– Combater processos inflamatórios na pele;
– Diminuir estresse e ansiedade (pois algumas bactérias auxiliam a produção de serotonina);
– Controlar a pressão e regular o colesterol;
– Prevenir o surgimento de alguns cânceres, como o colorretal.
É possível encontrar micro-organismos probióticos em: iogurtes naturais; leites fermentados; kefir; kombucha; e em produtos orientais fermentados à base de soja.
A suplementação, se indicada por um profissional da saúde, é uma maneira eficiente e segura de consumir probióticos. Ela pode ser feita em cápsulas, líquidos ou sachês (diluído em água ou em outras bebidas).
Os Bacillus clausii são bactérias gran positivas que mantêm relação simbiótica (benéfica) com o hospedeiro. O Bacillus clausii é a substância ativa de suplementos probióticos que formam uma espécie barreira contra germes e/ou agentes agressores, contribuindo para o equilíbrio da flora intestinal. Esse micro-organismo é capaz de estimular a produção de vitaminas, principalmente as do complexo B, auxiliar no tratamento de desordens gastrointestinais, e aumentar a imunidade.
– O ideal é tomar o suplemento à noite, antes de dormir, para o organismo absorver melhor.
– É indicado esperar, pelo menos, duas horas antes de tomar algum medicamento (principalmente antibiótico);
– Não ingerir com bebidas quentes, que podem matar os micro-organismos;
– Verificar com o profissional da saúde da sua confiança a necessidade de tomar probióticos juntamente com prebióticos (que servem de alimento para as bactérias).
*Antes de utilizar qualquer suplemento alimentar consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.
Deixe um comentário