11/06/2019
Escrito por
IÔNICA
Considerados os grandes vilões das dietas, os carboidratos são substâncias primordiais para o funcionamento do organismo e devem fazer parte de uma rotina alimentar saudável e equilibrada. Carboidratos são macronutrientes que funcionam como fonte de energia para a realização das atividades do dia a dia, protegem os músculos e ainda melhoram o funcionamento da atividade cerebral. No processo de digestão, as moléculas de carboidrato liberam glicose (açúcar), que funciona como combustível para as células, mas que, em excesso, se acumulam no organismo, resultando no ganho de peso.
Segundo o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, elaborado pelo Ministério da Saúde, para ser considerada saudável, a dieta diária deve conter todos os grupos de alimentos – carboidratos; frutas, legumes e verduras; laticínios; carnes e ovos; leguminosas; óleos e gorduras. Estes devem ser consumidos de maneira equilibrada e em quantidade que varia de acordo com idade, altura, peso e nível de atividade física. A exclusão total de um grupo alimentar somente deve ser feita por recomendação médica ou nutricionista.
Os carboidratos desempenham funções determinantes no corpo humano, por exemplo:
– São fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, que necessita de glicose na corrente sanguínea para trabalhar corretamente;
– Entre 55% e 65% da energia das células deve ser proveniente do carboidrato. Caso contrário, o organismo passa a buscar outras fontes de energia, como os músculos, e as células podem se tornar menos eficientes;
– Ajudam a controlar os níveis de serotonina, uma substância ligada ao bom humor e à sensação de bem-estar;
– Os carboidratos complexos das frutas são importantes para aumentar o bom colesterol e reduzir o ruim. Isso acontece porque, aliado às fibras desses alimentos, os carboidratos formam uma espécie de barreira que dificulta a absorção de gorduras, protegendo os vasos sanguíneos, evitando o sobrepeso e o surgimento de doenças cardiovasculares.
Os carboidratos são divididos entre simples e complexos.
Os simples possuem estrutura química pequena, sendo absorvidos mais rapidamente pelo organismo, gerando um pico nos níveis de glicose. Os carboidratos simples não são recomendados a pessoas que desejam ou precisam emagrecer ou que querem ter uma alimentação mais saudável, pois são encontrados em alimentos refinados, como açúcar, xarope de milho, farinha refinada, pão e outras massas.
Já os carboidratos complexos possuem uma estrutura química maior, o que faz com que a absorção ocorra de maneira lenta, evitando o pico glicêmico, ou seja, a glicose é liberada gradativamente. Como a digestão dessa macromolécula é mais demorada, o indivíduo se sente saciado por mais tempo. Por isso os carboidratos complexos são indicados para quem quer se alimentar de forma mais saudável e quem deseja emagrecer. Os carboidratos complexos são, também, ricos em fibras, e são encontrados em cereais integrais (aveia, arroz, pães e massas integrais), tubérculos, milho, frutas etc.
Segundo recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa saudável e sem restrições alimentares deve dividir as refeições do dia de modo que 55% das calorias sejam oriundas dos carboidratos, 33% das gorduras (que devem preferencialmente de fonte vegetal), e 15% de proteínas.
No entanto, esses números não são regra geral, e a quantidade ideal é variável e deve ser recomendada por médico ou nutricionista.
Prefira consumir alimentos que sejam fonte de carboidratos complexos, como: frutas frescas (banana, manga e maçã são bons exemplos); frutas secas (goji berry, tâmara, ameixa, uva passa); grãos integrais (arroz, aveia, quinoa); leguminosas (lentilha, feijão, grão de bico); e outros vegetais (batata doce, mandioquinha, beterraba e milho).
Alimentos processados como arroz branco; biscoitos, pães e massas feitos com farinha branca; cereais matinais com açúcar; salgadinhos; sucos artificiais; refrigerantes e outras bebidas adoçadas artificialmente devem ser cortados da dieta de pessoas que desejam ou precisam emagrecer.
REDUZA A ABSORÇÃO DE CARBOIDRATOS COM InSea2®
Um dos grande inimigos do emagrecimento e da alimentação saudável é o açúcar oculto nos ingredientes dos alimentos industrializados. Normalmente, aparecem como dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope de milho, mas são carboidratos que não trazem benefícios à saúde.
Para muitas pessoas, a ingestão desses açúcares e de outros carboidratos, principalmente os simples, causa problemas na digestão dos demais nutrientes. Para essas pessoas e para quem deseja diminuir a absorção de carboidratos a fim de emagrecer, o InSea2® é uma alternativa eficiente e segura.
Extraído de algas, o InSea2® age como um potente redutor da absorção de carboidratos, ajuda a reduzir a sonolência e o cansaço mental e corporal logo após as refeições. E ainda:
– ajuda a reduzir os níveis de insulina e açúcar no sangue;
– promove o metabolismo natural e saudável da glicose;
– diminui o índice glicêmico dos alimentos;
– melhora a resistência à insulina;
– auxilia no emagrecimento;
– previne a diabetes tipo II.
Deixe um comentário