26/03/2019
Escrito por
IÔNICA
Desde criança ouvimos de nossos pais e avós que “laranja tem vitamina C e que ela faz bem para saúde”. Hoje sabemos que, embora a laranja seja, sim, uma excelente fonte de vitamina C, há outras formas de garantir o aporte dessa vitamina – também chamada de ácido ascórbico – no organismo. A vitamina C não é produzida no nosso corpo, por isso deve ser ingerida por meio da alimentação ou de suplementos. Além de oferecer benefícios à saúde, a vitamina C é aliada da beleza da pele, devido ao alto poder antioxidante.
A deficiência de vitamina C pode causar anemia, diminuição da força física, apatia, cansaço, sangramento na gengiva, irritabilidade, queda de cabelo, dificuldade de cicatrização, irritação na pele e baixa imunidade (a pessoa fica mais suscetível a gripes e resfriados).
O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.
A maioria dos animais e das plantas é capaz de sintetizar a vitamina C. No entanto, nós, seres humanos, precisamos ingerir essa vitamina diariamente através da alimentação.
Diversos cosméticos, principalmente para o rosto e área dos olhos, trazem vitamina C na composição, pois quando aplicada na pele, é um excelente despigmentador, rejuvenescedor e tem potente ação antirrugas.
Por ser um forte antioxidante, a vitamina C combate o envelhecimento precoce. E por estimular a produção de colágeno, ajuda a manter a pele mais firme, com aparência mais jovem e ainda protege contra raios ultravioletas.
Os principais sintomas da deficiência de vitamina C são inchaço, hemorragia nas gengivas, dores articulares e feridas que são difíceis de cicatrizar. Caso você tenha algum desses sintomas, busque orientação médica, e a suplementação pode ser necessária.
Ela também costuma ser indicada para os casos de gestantes com a pré-eclampsia e/ ou gestantes tabagistas.
Há ainda, outros casos em que a suplementação é recomendada: atletas de alto rendimento, pessoas com deficiência de ferro e crianças que não se alimentam corretamente.
Procure sempre o seu médico ou profissional da saúde de confiança. É ele que vai saber se você precisa, ou não, da suplementação de vitamina C. E lembre-se: conte com a Iônica Farmácia para todos os seus manipulados.
*Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui a consulta médica.
Mandei manipular a vitamina c,tô tomando um comprimido por dia de 100 mlg,está correto essa dosagem?
Adorei as explicacoes sobre a vitamina C.
Parabéns!!! Ficou bem elucidar a a importância dela no nosso organismo..obrigada!
A Vitamina C é armazenada em cápsulas gastroresistente?
Gostei muito !
Também gostei.
Muito bem explicado, simples e de fácil entendimento.
Muito obrigado. Silvana.
Na verdade o limite máximo não é 200mg, mas por volta de 2000mg (vi em outros sites a mesma informação, como o site da Unimed)
No site da GE um nutricionista disse que uma pessoa comum poderia ingerir até 1000mg em um dia, mas aqueles que fazem atividades físicas podem ir além.
Muito bom …bem explicativo simples muito facil de entender …sem rodeios . vcs sao 10000. obrigada
Agradecida por uma explicação tão fácil de entender.