06/02/2019
Escrito por
IÔNICA
Alterações de humor, seios doloridos e sensíveis, ansiedade e desejo incontrolável de comer uma determinada comida (geralmente doce). Cansaço, enjoos, dor de cabeça, dificuldade de concentração, retenção de líquido e inchaço, irritabilidade e tendência à melancolia. Estes são alguns dos sintomas sentidos uma vez ao mês por mulheres que sofrem de Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM).
A intensidade e a combinação desses sintomas varia para cada mulher, mas sabemos, de acordo com o Ministério da Saúde, que a TPM atinge mais de 70% das mulheres brasileiras. Em algumas, os sintomas são tão fortes que a síndrome se torna um problema incapacitante, fazendo com mulheres deixem de cumprir compromissos profissionais ou sociais por causa de dor ou de outro problema.
As causas da Tensão Pré-Menstrual ainda não são bem definidas, mas acredita-se que seja desencadeada por relação entre hormônios sexuais (que têm taxas variáveis durante o ciclo menstrual) e os hormônios neurotransmissores, ligados à sensação de felicidade e bem-estar, como a endorfina e a serotonina.
Hereditariedade (histórico familiar); idade (os sintomas se agravam com o passar do tempo); estresse; sedentarismo; deficiência de vitamina B6, cálcio ou magnésio; e alto consumo de cafeína podem ser determinantes para o surgimento ou agravamento da TPM.
A TPM não é uma doença, por isso, não há cura. Geralmente, mulheres que apresentam sinais de Tensão Pré-Menstrual, os sentirão – em maior ou menor intensidade – durante todo o período fértil. Por isso, todo tratamento para combater a TPM é feito para atenuar e amenizar os sintomas.
Entre os tratamentos indicados, o combate ao sedentarismo é unanimidade entre os médicos. A atividade física libera endorfina, melhorando o humor e diminuindo a irritabilidade e a ansiedade.
Colocar alimentos ricos em vitamina do complexo B e ômega-3 ajuda a diminuir a dor nos seios e as dores de cabeça, assim como evitar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas ou com cafeína.
O óleo extraído da planta Borago officinalis é bastante indicado para amenizar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual. A borragem, conhecida como “planta do bom humor”, tem inúmeras propriedades que fazem bem à saúde e é utilizada como diurética, antirreumática, depurativa, no tratamento de gripes, bronquites, herpes, problemas urinários, entre outros.
Na TPM, o óleo de borragem age por ser fonte do ácido gama-linoleico ou GLA (de 17% a 25% da sua composição. O GLA é absorvido pelo organismo e convertido em prostaglandinas, substâncias capazes de combater a inflamação, fortalecer o sistema imunológico, controlar doenças autoimunes e aliviar sintomas da TPM e cólicas menstruais.
A Iônica você encontra óleo de borragem manipulado na quantidade e com combinações ideais para as suas necessidades.
*Atenção! Antes de utilizar qualquer suplemento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.
Deixe um comentário