Aromaterapia, o poder das essências em tratamentos perfumados

Aromaterapia

22/01/2019

Aromaterapia, o poder das essências em tratamentos perfumados

Ícone Iônica

Escrito por
IÔNICA

A aromaterapia ainda é pouco difundida no Brasil. Muita gente ouve falar, mas poucas pessoas sabem como funciona essa terapia feita com óleos essenciais. O tratamento de doenças e outros problemas do corpo e da mente através de essências e óleos essenciais é usado desde as civilizações antigas – Egito, Grécia, China e Roma, por exemplo – onde se usavam as propriedades das plantas como cosméticos e tratamentos para a pele, para o sistema respiratório, contra fungos, alergias, para acalmar e trazer bem-estar, entre outras aplicações.

 

COMO FUNCIONA A AROMATERAPIA?

Os óleos essenciais têm substâncias que estimulam nossas células nervosas olfativas, desencadeando reações como a ativação do sistema límbico, responsável pelas emoções e comportamentos sociais, onde são processados os estímulos terminais nervosos conectados ao bulbo olfativo.

O nariz funciona como um canal até o cérebro e, ao sentir o aroma, o sistema límbico começa a reagir em torno de três segundos. Por isso, a aromaterapia ajuda a combater rapidamente insônia, estresse, ansiedade, entre outras doenças e desconfortos físicos ou emocionais.

Muitos óleos têm, ainda, propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Por penetrarem mais facilmente na pele que algumas pomadas ou cremes, o efeito dos óleos pode ser sentido mais rapidamente.

Além do uso na aromaterapia, com inalação ou aromatização de ambientes, os óleos essenciais podem ser usados como compressas, para massagem e até ingeridos, conforme indicação médica.

As propriedades dos óleos dependem dos grupos funcionais que o compõem. Os terpenos agem como antisséptico e anti-inflamatório, combatendo vírus e bactérias, ajudam a desintoxicar o fígado e estimulam a atividade das glândulas. Os ésteres são fungicidas, sedantes e antiespasmódicos. Os aldeídos são agentes sedativos, antissépticos e anti-infecciosos. As cetonas descongestionam as vias respiratórias; enquanto os álcoois são antissépticos, regeneram os tecidos e melhoram o sistema imunológico. Os fenóis são bactericidas, desinfetantes, anti-inflamatórios, e os óxidos são bactericidas e expectorantes. Os ácidos têm ação antisséptica, diurética e antipirética (antitérmica).

 

QUAIS OS PRINCIPAIS ÓLEOS ESSENCIAIS USADOS NA AROMATERAPIA?

Conheça alguns dos óleos essenciais mais usados e saiba para que são indicados.

Alecrim: Cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares.

Bergamota: Excesso de estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele, má digestão.

Camomila: Excesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário.

Canela: Cansaço físico ou mental, tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.

Eucalipto: Problemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular.

Lavanda: Excesso de estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios.

Limão: Falta de concentração, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, dor de cabeça, má digestão e febre.

Sândalo: Dor no peito, excesso de estresse, tensão muscular, diminuição da libido.

Ylang ylang: Ansiedade, excesso de estresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais ou redução no crescimento de pelos.

 

Atenção! Antes de utilizar qualquer medicamento consulte um profissional da saúde para que ele possa elaborar um plano adequado de tratamento individual.

Na Iônica Farmácia, você encontra uma linha completa de óleos e essências para aromaterapia. Venha conhecer!

 

Aromaterapia

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter: